Prova - Cirurgião-Dentista Clínico Geral - CESPE - 2007

Detalhes

Profissão: Odontologo
Cargo: Cirurgião-Dentista Clínico Geral
Orgão: Corpo de Bombeiros Militar/DF
Banca: CESPE
Ano: 2007
Nivel Superior

Conteúdo de prova_cirur_dentista_clinico_geral_016_31_alfa.pdf - 2/8

Página Anterior // Proxima página

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo
designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO.
A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as
devidas marcações, use, caso deseje, o rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, único documento válido para a correção das
suas provas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
Internet: aprendendo a ensinar 4 A implementação de cursos pela Internet está gerando
questionamentos quanto à metodologia de ensino
1 Depois de estourarem tantas bolhas de euforia na empregada, pois ainda não existem parâmetros para avaliar
Internet, um novo segmento é agora alvo das apostas: o a qualidade desses cursos.
ensino pela rede de computadores (e-learning), o novo filão
4 que mobiliza internautas, webmasters, criadores de software 5 O ensino pela rede de computadores vem contribuindo para
e investidores. Novos recursos, integração de áudio, vídeo e que mais brasileiros tenham acesso a um ensino de boa
texto, professores que atendem online, fóruns e chats com qualidade.
7 especialistas são alguns dos recursos que passam a ser usados 6 Nas linhas 2 e 3, a expressão ?o ensino pela rede de
de uma forma nunca vista, com o objetivo de fazer computadores? desempenha a função sintática de aposto do
que o aluno aprenda. Os professores assistem a todo esse termo ?Internet?.
10 movimento com um misto de perplexidade e fascinação,
7 Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do
porque temem ficar marginalizados se não conseguirem
texto caso o trecho ?Os professores assistem a todo esse
dominar essas novas tecnologias e porque muitos acreditam
movimento? (R.9-10) seja assim reescrito: Os professores
13 que o ensino pela Internet vai resolver os problemas de
aprendizado no Brasil. assistem-lhe.
É tudo tão rápido e avassalador que se torna 8 O trecho ?que se torna recomendável (...) incômodas?
16 recomendável uma pausa para respirar, refletir e jogar no (R.15-17) expressa idéia de conseqüência em relação ao que
caminho algumas perguntas incômodas. A primeira: é é afirmado na oração imediatamente anterior.
realmente possível aprender pela Internet? Os introdutores
9 A expressão ?jogar no caminho? (R.16-17) tem sentido
19 do e-learning e alguns alunos dizem que sim. Mas os cursos
figurado e pode ser substituída por lançar, sem prejuízo para
são tão novos que não existem parâmetros confiáveis para
a coerência do texto.
medir a qualidade desse tipo de ensino. Como ensinar
22 direito, se ainda não foi criado um modelo pedagógico 10 O fragmento ?ainda não foi criado um modelo pedagógico
voltado para a Web? Sem isso, esses cursos correm o risco voltado para a Web? (R.22-23) equivale, no plural, à seguinte
de servir apenas para informação e não para formação. estrutura: ainda não se criaram modelos pedagógicos
25 Urgente, nesse momento em que esses cursos são voltados para a Web.
novidade no mundo todo, é a discussão que leve a uma
pedagogia própria para esse veículo baseada em estudos e 1 Em 1508, quando andava à procura de quem
28 pesquisas. Assim, esse recurso pode se tornar uma efetiva pintasse o teto da Capela Sistina, o papa Júlio II pediu a
ajuda na enorme tarefa de disseminar a educação entre os Michelangelo uma prova de sua competência para a tarefa.
brasileiros, e não apenas um modismo que vai gerar 4 Como resposta, o genial artista da Renascença desenhou um
31 diplomas rápidos e sem credibilidade. círculo perfeito a mão livre. Só mesmo Michelangelo ? que,
nos anos seguintes, transformaria o teto da capela em uma
Francisco Alves Filho. Istoé. Internet:
(com adaptações). 7 das mais estupendas obras de arte da história ? poderia
imaginar uma solução tão simples para o desafio que lhe foi
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
imposto. Até hoje, no mundo das artes e do design, vale a
1 O e-learning promete a rapidez de cursos que podem perder 10 lição de Michelangelo: às vezes, o mínimo é o máximo.
a credibilidade por falta de professores preparados para o Leoleli Camargo. Arquitetura, o mínimo é o máximo.
uso das novas tecnologias. In: Veja, 22/11/2006, p. 121 (com adaptações).


2 Em cursos a distância, o internauta tem de ser capaz de lidar Julgue os itens que se seguem com base na leitura do texto acima.
com recursos audiovisuais e participar de atividades online.
11 O texto, constituído com linguagem denotativa, apresenta a
3 Os professores sentem-se pressionados a dominarem as
novas tecnologias para o ensino mediado pela rede de tese de que, em algumas situações, o mínimo é o máximo.
computadores, sob o risco de serem marginalizados desse 12 Infere-se da leitura do texto que Michelangelo foi o principal
processo. artista renascentista e incontestavelmente genial.


UnB/CESPE ? CBMDF Caderno ALFA
Opção 16: Cirurgião-Dentista Clínico-Geral ?1?


www.editorasanar.com.br

Conteúdo de gabaritos.pdf - 2/33

Página Anterior // Proxima página

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (CBMDF)
DIRETORIA DE PESSOAL
CONCURSO PÚBLICO
OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES DE SAÚDE E CAPELÃES
GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS DAS PROVAS OBJETIVAS
Aplicação: 25/2/2007




CadernoY
OPÇÃO 27: ANALISTA DE SISTEMAS, COM ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB
CADERNO Y
Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
Gabarito E C C E E E E C C C C E E E E E C E C C

Item 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
Gabarito C E E C E E C C C E C C E C E C E C C C

Item 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
Gabarito E C E E C E E C C E C E E C C E E E E C

Item 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80
Gabarito E C E E C C E C C C E E C C E C C E C E

Item 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100
Gabarito C C E C C C C E E E C C E E E E E C C C

Item 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
Gabarito C C E E E C C E C C E C C E E E X C E C


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0




www.editorasanar.com.br

Provas relacionadas

Cargo Orgão Ano
Aspirante - Cirurgião Dentista - Odontopediatria Corpo de Bombeiros Militar/DF 2017
Aspirante - Cirurgião Dentista - Periodontia Corpo de Bombeiros Militar/DF 2017
Aspirante - Cirurgião Dentista - Endodontia Corpo de Bombeiros Militar/DF 2017
Cirurgião-Dentista Protesista Corpo de Bombeiros Militar/DF 2007
Cirurgião-Dentista Ortodontista Corpo de Bombeiros Militar/DF 2007